A Ventosaterapia que se resume basicamente em utilizar a sucção através de copos redondos, sejam eles de vidro, bambu, plástico, acrílico; aquecidos com fogo ou utilizando bomba de sucção do ar de dentro da ventosa apresenta um ótimo resultado em tratamentos terapêuticos e estéticos e usualmente é vinculada com a Acupuntura auricular, terapia de acupuntura por inserção de agulhas na orelha. É utilizada para controle da dor e tratamento de várias enfermidades.
As técnicas da acupuntura se baseiam na teoria de que o organismo se encontra em um equilíbrio pela atuação de energias, Yin (negativas) e Yang (positivas) que se apresentam por todo o corpo através de canais “meridianos” que interligam esses pontos entre a pele e órgãos. Estas, quando em desequilíbrio ou desarmonia, provocam as doenças do corpo, e a técnica de acupuntura visa normalizar ou equilibrar novamente essas energias através de estímulos em pontos específicos.
Atualmente as terapias alternativas em estética tem se tornado uma opção para as pessoas que buscam o bem-estar e que optam pela estética, sendo assim um método cada vez mais procurado. A ventosaterapia atua nessas duas áreas, apresentando excelentes resultados terapêuticos, aumentando a circulação e oxigenação dos tecidos, realizando uma massagem e ativando a circulação. Já nos quesitos estéticos, vem sendo bastante utilizada para tratamento de acne vulgar; associada a moxabustão no tratamento de rugas nasogenianas; no tratamento da obesidade, celulite, gordura localizada, entre outros.
A Ventosaterapia atua, principalmente, na limpeza do sangue, eliminando gases estagnados pelas trocas gasosas mantendo o equilíbrio ácido básico do sangue. Essa troca gasosa feita pela ventosa é similar a hematose feita pelos pulmões, onde há a entrada de oxigênio pela diferença de pressão que é distribuído por todo corpo, e com a remoção do gás carbônico, elevando o pH. Também atua limpando o sangue, o que faz com que aumente a resistência do organismo às doenças, melhor respiração da pele, e uma melhor qualidade da circulação sanguínea: Suas vantagens são que favorece as trocas gasosas, aumenta a mobilidade dos líquidos corporais, aumenta o trofismo tissular, melhora a tonificação tissular e atua sobre gânglios linfáticos.
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
Quando é usada uma grande quantidade de vácuo o local de tratamento pode ficar permanecer dolorido por cerca de 5 dias, mas pode-se observar que a pessoa ficará com marcas roxas no corpo, porque logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa, pode-se observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge.
Assim, para evitar que isso aconteça, o que se pode fazer é diminuir a pressão de cada ventosa e não deixar que ela fique parada num só lugar. Uma boa estratégia para que a pele não fique marcada, nem dolorida é usar pouca pressão dentro da ventosa e aplicar óleo na pele e movimentar a ventosa constantemente pela área a ser tratada.
Usar as ventosas associadas a outras técnicas como as agulhas de acupuntura por dentro de cada ventosa, plantas medicinais, com sangria ou com água, por exemplo, ajudam a acelerar o processo terapêutico. Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.