Um osteopata deve ter em mente um objetivo básico quando examina um paciente: descobrir e corrigir aquilo que esta estruturalmente incorreto e sempre que possível, recuperar a função normal. Para que isso ocorra é necessário conhecer muito a estrutura corporal, as suas relações e como todo esse sistema funciona.
Os princípios filosóficos da osteopatia
1 A Estrutura governa a função, esta por sua vez determina a estrutura.
O corpo humano é uma unidade integrada na qual estrutura e função são recíprocas e ao mesmo tempo interdependentes. Isto significa que qualquer modificação na estrutura alterará algum aspecto da função e inversamente, qualquer alteração na função resultará em mudanças estruturais.
Existem mudanças na estrutura que são irreversíveis - exemplo uma lesão medular. Quando tem algo que não pode ser mudado por meio de técnicas manuais, a osteopatia se torna contraindicada.
A osteopatia depende de que a estrutura esteja intacta ou que aceite modificações para que, agindo nela, possa reestruturar as funções, que são fundamentais na recuperação dos processos patológicos.
2 Princípio da Auto-cura.
A osteopatia reconhece que dentro do corpo existe uma tendencia constante em direção à saúde. Através de mecanismos complexos, o corpo humano busca se auto regular ou auto curar-se quando é atacado por algum processo patológico, sempre em busca da homeostase ou equilíbrio.
3 Segmento facilitado
Este conceito é muito importante para filosofia e fisiologia osteopática. Permite-nos entender como uma disfunção pode gerar sintomas a distância, ou como tecidos que aparentemente não fazem parte de uma disfunção poderão vir a sofrer.
Um segmento é o mesmo que um metâmero - unidade funcional vertebral composto por duas vértebras mais seus elementos nervosos, vasculares, articulares, etc - e quando uma lesão atinge um segmento, irá ser provocado um estado de hiperexcitação, afetando vários elementos do metâmero, isto é, que os tecidos envolvidos sofrerão por conta deste estado de facilitação.
Uma vez afetados poderão atingir novos segmentos, formando uma nova cadeia lesional. Então, a partir de um segmento facilitado, podemos influenciar praticamente todos os sistemas do organismo.
O segmento facilitado e os danos que provoca podem ser fatores decisivos que limitam a capacidade do corpo em se manter em uma condição saudável.
4 Lei da Artéria de Still.
Para que tenhamos uma estrutura saudável e funcional, necessitamos que estas recebam um bom aporte sanguíneo e também tenham um bom fluxo nervoso.
Uma das funções da osteopatia através de suas técnicas é fazer com que os tecidos sejam bem nutridos.
5 O sistema músculo esquelético para a osteopatia
Para a osteopatia, uma perda da mobilidade articular significa que o conjunto esta comprometido, mas devido a sua versatilidade e incrível capacidade de se adequar, o sistema ósteo-músculo-articular se adapta para continuar funcionando. Muitas vezes este ônus é a instalação de uma patologia.
Sendo um sistema interligado, qualquer repercussão local poderá afetar os tecidos que se relacionam direta ou indiretamente, criando as disfunções que a osteopatia denomina de CADEIA LESIONAL ADAPTATIVA.
6 Conceito de HIPO E HIPERMOBILIDADE
Uma perda de função articular que para a osteopatia significa uma articulação hipomóvel, fará com que outras articulações que participam dessa mesma função sofram uma sobrecarga funcional ou realizem uma hiperfunção, que a denominamos articulação hipermóvel.
A osteopatia atua por tradição, sobre as zonas de hipomobilidade ou fixação articular, devolvendo a elas as funções normais, atuando, para que isto ocorra, diretamente sobre a articulação e também sobre os tecidos periarticulares que porventura contribuam para o bloqueio.
7 Macrofisiologia e Microfisiologia articular.
A macrofisiologia articular é para determinar as atitudes posturais - estática - e determinar os grandes gestos - dinâmicos - enquanto que a microfisiologia articular, são os movimentos acessórios ou micromovimentos existentes nas articulações.
Se interessou por como a Osteopatia pode modificar o modo de avaliação, diagnóstico e tratamento? Então, faça parte do Instituto Fisio e do curso de formação em Osteopatia que fornecemos e seja o diferencial na sua atuação.
Por isso, o Instituto Fisio vem buscando a cada ano trazer a formação em Osteopatia como aliada à formação dos alunos de graduação e pós-graduação, e você pode fazer sua inscrição em https://bit.ly/3By21uw